7 de out. de 2009

Profissão: programador Web

O que faz um programador Web? Quanto ganha? Confira as respostas a estas e outras perguntas sobre a profissão de programador web.

“Afinal de contas, o que realmente faz um programador web?”“Por ser uma profissão “da moda”, a média salarial deve ser bem alta?!”. Questões como estas são ouvidas quase todos os dias por profissionais que trabalham com desenvolvimento voltado para a Internet. Se você também ficou curioso, não deixe de conferir as respostas mais abaixo.
O PROGRAMADOR WEB

O que ele faz?

Um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da Internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

Como é o mercado de trabalho?

Vagas de sobra
O mercado de tecnologia e informática de um modo geral está bem aquecido. Para os programadores web não seria diferente. O número de vagas ofertadas vem superando o de profissionais qualificados para preenchê-las.

Basta procurar na Internet por vagas de programador que uma lista bem grande de pequenas e médias empresas procurando por programadores, dentro e fora do Brasil, será mostrada.
O mercado para o programador web, então, está bem aquecido, mas é preciso ter qualificação para usufruir deste bom momento de ofertas que a área vem passando.
Uma boa notícia para as mulheres da tecnologia. Cada vez mais os empregadores têm procurado por pessoas do sexo feminino para preencher as vagas em suas empresas. O problema é que o número de mulheres, em relação ao de homens, ainda é baixo nesta área, mas vem aumentando. Isto não quer fizer que a preferência seja pelas damas, mas sim que o número de vagas destinadas para o público feminino está cada dia maior.

O que precisa para entrar no mercado de trabalho?

Estudo e dedicação é fundamental
Para trabalhar como programador web não basta conhecer uma linguagem de programação, é preciso ter domínio de outras ferramentas também. As linguagens mais solicitadas nas empresas são ASP, .NET, Java e PHP.

Conhecimento em banco de dados também é fundamental para ingressar em uma empresa com foco em ambientes web. A linguagem SQL é um pré-requisito para a grande maioria das vagas disponíveis no mercado.
HTML e CSS também tornaram-se indispensáveis quando se fala em desenvolvimento voltado para web. Além de facilitar o trabalho do desenvolvedor, o CSS permite a total personalização das páginas na Internet, algo que muitas empresas vêm procurando para se destacar dos concorrentes.
Quanto mais conhecimento e experiência o candidato tiver, maiores são as chances de que ele consiga se destacar e seja chamado para ocupar a vaga. Por isso, cursos a mais, especializações e certificações nunca são demais.

Em que áreas pode trabalhar?

Um programador web não precisa ficar confinado em um escritório, defronte a um computador 24 horas por dia. Além de trabalhar em grandes corporações, um profissional desta área também tem seu espaço no meio acadêmico, realizando pesquisas e desenvolvendo aplicações em prol da comunidade.
Além disso, sempre há a possibilidade de abrir o próprio negócio e tornar-se um empresário com conhecimentos técnicos na área.
Programador empresário

Média salarial

A média de salários para programadores web varia um pouco de acordo com o estado, no caso do Brasil. A diferença é pequena, mas existe. Confira abaixo a tabela com as médias de salário para programadores das linguagens mais requisitadas pelo mercado.
Tabela de salários

Jornada de trabalho

Jornada de trabalho variada.
A jornada de trabalho de um desenvolvedor web varia muito, pois tudo depende da forma a qual as empresas trabalham. Claro que aqueles que optarem por abrir o próprio negócio ou em trabalhar com pesquisa, poderão fazer a própria rotina de trabalho. Com isto é possível ministrar melhoro tempo, mas como conseqüência, novas responsabilidades surgem.

Algumas empresas são bem flexíveis quanto à jornada de trabalho, desde que as horas exigidas sejam cumpridas, cabe ao funcionário saber administrar o horário de trabalho.

Por outro lado, existem aquelas em que o funcionário deve cumprir as horas nos horários determinados pelo empregador.
Cabe também ao candidato à vaga estudar o que foi proposto e escolher pela companhia que melhor se encaixa com o seu perfil.


Isto é o que um programador web faz. Agora você conhece um pouco melhor a área de atuação destes profissionais que trabalham duro para que você tenha sempre sites e serviços bem feitos e o mais interativo possível à disposição.
Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.