22 de out. de 2009

Bioinformática



Bioinformática pode ser entendida como uma especialização da Informática, na medida em que se aplica à informação originada pela/paraBiologia . Uma definição ampla e tentativa é então: (Bio)Informática é o estudo da aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento de (bio)informação.
Alguns experts brasileiros da área acreditam que a bioinformática, como se entende tradicionalmente no meio acadêmico e não pela análise da palavra, é circunscrita à Biologia Molecular as vezes ainda mais específicamente restrita à Genômica. Outros acadêmicos, por outro lado, advogam a noção mais abrangente do termo para algo na direção da definição envolvendo informação biológica de modo geral.
Bioinformática combina conhecimentos de químicafísicabiologiaciência da computaçãoinformática e matemática/estatística para processar dados biológicos ou biomédicos.
Buscando tratar os dados, é necessário desenvolver softwares para, por exemplo: identificar genes, prever a configuração tridimensional deproteínas, identificar inibidores de enzimas, organizar e relacionar informação biológica, simular células, agrupar proteínas homólogas, montarárvores filogenéticas, analisar experimentos de expressão gênica entre outras inúmeras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.