11 de nov. de 2009

Como identificar e Corrigir alguns problemas no PC:

Os computadores são cada vez mais fáceis de utilizar apesar de, internamente, estarem mais complexos de ano para ano. É claro que isto não quer dizer que as coisas corram sempre bem.





Quando ocorre um problema tememos logo uma forte dor de cabeça, até porque na maioria das vezes damos de caras com uma questão que deixa o computador completamente incapacitado. A boa notícia é que, por regra, os problemas até são fáceis de corrigir, pelo menos a partir do momento em que se identifica a sua verdadeira causa. A Internet oferece diversas soluções, desde que se saiba procurá-las.


Nem todos os problemas com computadores são complexos. Alguns são muito comuns, mas, se não souber ao certo qual é o problema, estes podem causar uma grande arrelia. Reunimos algumas das perguntas mais populares que nos têm sido colocadas, com o objectivo de lhe darmos material que o ajude a encontrar soluções rápidas e claras, na eventualidade de encontrar os mesmos problemas. Independentemente de o contratempo ser uma impressora encravada ou um computador que bloqueia de vez em quando, sem razão aparente, temos conselhos sensatos sobre hardware para si. Se os controladores dos dispositivos andam a atormentá-lo, apontamos-lhe a direcção dos sítios mais prováveis onde encontrar controladores actualizados e mais estáveis. Se a sua ligação à Internet está a deixá-lo doido, dizemos-lhe o que deve fazer para pô-la a funcionar novamente num abrir e fechar de olhos.





Qual é a causa?



Evidentemente, não é possível prever todos os problemas que podem surgir relacionados com o computador. Podemos, contudo, aconselhá-lo sobre o procedimento a seguir no caso de encontrar algum problema que não seja abordado nestas páginas. O passo mais importante consiste em saber o que está errado. Assim que determina o problema, está a meio caminho de descobrir uma solução.


O diagnóstico é uma parte importante da descoberta de uma cura. Procure descrever o seu problema de uma forma tão exacta e sucinta quanto possível. Escreva-o se acha que isso ajuda. Agora utilize esta descrição para procurar uma resposta online. Deverá conseguir encontrar alguém que tenha tido um problema semelhante no passado.


Damos-lhe igualmente a conhecer o vasto repositório de soluções da Microsoft na sua Base de Dados de Conhecimento. Vale certamente a pena investigá-la, pois contém detalhes de todos os problemas confirmados relativos aos seus produtos.



 FALHAS NA MEMÓRIA
O meu computador está sempre a bloquear e com falhas fatais. Qual é a causa mais provável para isto?
Pedro Oliveira





Os bloqueios são muitas vezes causados por memória defeituosa. Pode testar a sua RAM com o Memtest86, que está disponível em www.memtest86.com. Vá ao site, escolha Free Download e transfira a versão mais recente no formato de imagem ISO. Além de ser actualizado regularmente, o Memtest86 é uma transferência muito pequena, como tal vale a pena confirmar se obtém a versão mais recente.

Extraia os ficheiros e utilize um programa de gravação de CD para gravar a imagem ISO num CD. Poderá ter de activar o arranque via CD no BIOS ou seleccionar o menu de arranque no início.

O Memtest86 executa automaticamente uma série de testes da RAM. Se tudo estiver bem, a memória do seu computador deverá passar em todos os testes. Se forem comunicados erros, poderá ter de substituir um ou mais módulos de memória. Para configurar o programa, prima [C] quando o mesmo estiver em execução. Esta opção abre um menu onde pode definir um intervalo de memória para testar.

Poupe espaço
Se vai substituir a impressora e precisa de um scanner, considere um dispositivo multifunção que se ocupe das duas tarefas. Estes dispositivos poupam espaço e podem funcionar sem um PC.







 IMPRESSORA ENCRAVADA
A minha impressora tem uma página encravada. O que devo fazer agora?
Inês santos

Consulte o manual para saber como abrir a impressora. Alguns modelos permitem que se diminua a pressão sobre o papel. Se não houver uma maneira simples de extrair o papel, puxe-o devagar mas firmemente até
soltá-lo, mantendo uma pressão uniforme sobre o papel. Não tenha pressa e não force o papel a sair. Se o fizer, arrisca-se a danificar a impressora. Se necessário, telefone ao fabricante da impressora para obter conselhos sobre o que fazer.

Pode evitar encravamentos de papel, soltando as folhas. Desta forma, impede que as folhas fiquem coladas umas às outras e mais do que uma folha seja preparada para o contacto com as cabeças de impressão. As pequenas rodas que agarram o papel e o puxam funcionam com o princípio da fricção entre a roda e o papel para que este seja devidamente inserido no sistema. Se as rodas não apanharem o papel, experimente limpá-las cuidadosamente com um cotonete humedecido.

Nova memória
Precisa de substituir RAM? Vá ao site da Crucial (
www.crucial.com/uk), onde pode ficar a saber que tipo de memória necessita, comprar memória online e até obter instruções de instalação.



 MANUTENÇÃO DO DISCO RÍGIDO
O meu disco rígido poderá estar defeituoso, como posso verificar esta situação?
Bruno Pereira





Para procurar erros do sistema de ficheiros e problemas físicos com o disco rígido, utilize a ferramenta Verificação de erros. Abra Computador no menu Iniciar, clique com o botão direito do rato na unidade que pretende verificar e seleccione Propriedades. Esta caixa de diálogo fornece-lhe informações essenciais sobre o disco rígido, incluindo informações acerca do sistema de ficheiros e uma estimativa do espaço livre disponível. No separador Ferramentas, clique em Verificar, agora no campo Verificação de erros. Assinale a primeira caixa para corrigir automaticamente quaisquer erros do sistema de ficheiros encontrados na verificação. Assinale Procurar e tente recuperar sectores danificados para impedir a utilização de áreas danificadas do disco.

Se vai verificar a unidade que contém o Windows, tem de reiniciar e deixar que o programa procure eventuais erros fora do Windows. Isto deve-se ao facto de que, quando o Windows está em execução, existem vários ficheiros de sistema a serem utilizados, pelo que é impossível verificá-los.

Crie uma cópia
de segurança

Crie uma cópia de segurança do disco rígido para evitar perder dados. Utilize um disco rígido externo e o Macrium Reflect Free Edition
(www.macrium.com
/reflectfree.asp
).



 ECRÃ PRETO NO VISTA
O Vista diz que a minha placa gráfica deixou de responder. Porquê?
Luísa Martins





Algumas placas gráficas são compatíveis com o Vista e conseguem representar a interface Aero, mas sofrem falhas ao fazê-lo, o que por vezes resulta no seu reinício. Isto faz aparecer um ecrã preto durante alguns segundos, seguido da apresentação de um balão com uma mensagem de erro. A actualização do controlador da placa gráfica pode estabilizá-la. Visite o site do fabricante da placa e verifique se está a utilizar o software mais recente do controlador. No caso de não estar, transfira e instale a última versão do controlador. Isto deve fazer com que a sua placa gráfica fique mais estável, mas se continuar a ser reiniciada, considere investir numa placa gráfica mais recente ou mudar para o tema Vista Basic. Se optar pela segunda possibilidade, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e escolha Personalizar. Seleccione Cor e Aspecto das Janelas, seguido de Abrir as propriedades clássicas de aspecto para mais opções de cores. Seleccione Windows Vista Basic na lista e clique em OK.
Restauro
do controlador

Se a actualização de um controlador piorar as coisas, regresse a uma versão anterior. Clique no item com o botão direito do rato no Gestor de dispositivos e escolha Propriedades, Controlador, Recuperar controlador.



 CÂMARA WEB INACESSÍVEL
Por que razão nenhum dos programas consegue aceder à minha câmara Web se o Windows a reconhece?
Rui Ribeiro

Nem todas as câmaras Web são Plug and Play. Precisa de instalar o software de controlador para o seu PC para poder utilizá-la devidamente. O Windows consegue detectar se ligou um dispositivo USB ao computador e pode até identificá-lo como uma câmara Web, mas deve instalar o software fornecido com a câmara para garantir que esta funciona com os seus programas, como o Skype.

Se não foi fornecido nenhum software, experimente visitar o site do fabricante e vá até à secção de suporte técnico para transferir o controlador. Verifique o número do modelo da sua câmara Web para ter a certeza de que transfere o controlador correcto. A maioria dos controladores de câmaras Web tem a forma de ficheiros EXE, os quais necessitam de ser instalados antes de ligar o hardware. Leia atentamente as instruções de instalação para saber se é preciso que a câmara esteja desligada ou não do computador quando instalar o software.

Drivers compatíveis
Quando comprar novo hardware, verifique se é compatível com a sua versão do Windows. A procura de controladores para tentar fazer o seu equipamento funcionar pode ser uma tarefa morosa.



 VERIFICAÇÃO DOS CONTROLADORES
Tendo em conta que é importante ter controladores actualizados, como posso saber se os meus estão desactualizados?
Carlos Rio





A maneira mais fácil de fazê-lo consiste em utilizar software de gestão de controladores. Este cria uma cópia de segurança dos mesmos e acede regularmente à Internet para verificar se há novos controladores disponíveis. Um desses programas é o DriverMax, que não tem qualquer custo, se decidir registar-se, e está disponível em www.innovative-sol.com/drivermax.

Quando executar o programa, escolha Driver backup and restore, seguido de Backup drivers. Assim que todos constarem da lista, clique em Select all, Next. Indique uma localização para onde pretende exportar os controladores e clique em Next. Com isto, garante uma cópia de segurança dos controladores originais, no caso de algo dar para o torto.

Feche o assistente e em seguida escolha Driver backup and restore, Installed drivers report. Pode comparar esta lista com os controladores actuais no site do fabricante. Com uma conta de utilizador, o DriverMax consegue procurar sozinho na base de dados de controladores, mas para tal é preciso que a mesma esteja actualizada.

Lista de referência
Quando abrir o relatório dos controladores do DriverMax no seu browser, guarde uma cópia ou imprima-o, para que possa comparar facilmente os seus controladores com os mais recentes disponíveis.



 INTERNET INCONSTANTE
A minha ligação de banda larga cai constantemente. O que posso fazer para corrigir o problema?
Maria Gonçalves





A maioria das ligações domésticas sofre de interrupções ocasionais durante uma ou duas horas devido a problemas técnicos ou actualizações de equipamentos por parte do ISP. Os bons fornecedores de serviço informam previamente acerca das interrupções planeadas, embora algumas possam não estar previstas. Estas são a excepção e não a regra, por isso, se a sua ligação cai com frequência, o mais certo é que se trate de um problema do seu lado.

A causa mais comum de uma falha na ligação tem que ver com a falta de microfiltros. Deverá ter um microfiltro ligado em cada uma das tomadas de telefone, incluindo as que não estão ligadas ao modem de banda larga ou router. É aconselhável ter um microfiltro ligado a cada tomada telefónica mesmo não havendo um telefone ligado às mesmas. Os microfiltros impedem que as chamadas de voz interfiram com o sinal ADSL. Os microfiltros parecem-se muito com separadores do sinal de telefone e deverão ser bastante acessíveis.

Verificação da velocidade
O acesso de banda larga que usa tem um desempenho abaixo do esperado? Consulte o site www.fccn.pt, e use a ferramenta Speedmeter, que se encontra à direita, para testar a velocidade da sua ligação. Faça-o várias vezes em dias diferentes antes de apresentar uma queixa.



 SITE BLOQUEADO
Não consigo aceder a um site. Como posso saber qual é o problema?
Gil Ruas





É muito frustrante receber uma mensagem 404 ou de ligação quebrada quando se visita uma página Web. Isto pode acontecer por várias razões. O simples facto de escrever incorrectamente o endereço URL pode fazer com que o seu computador procure uma página que não existe, portanto verifique novamente o endereço que digitou. Por vezes, um problema temporário com o pedido da página pode resultar numa ligação quebrada. Um clique em Actualizar deverá resolver o problema.

Se isso não acontecer, verifique se consegue aceder a outros sites. Não experimente com sites que tenha acabado de visitar, pois o mais certo é que ainda se encontrem na cache do browser. No caso de não conseguir aceder a outros sites, significa que há um problema com a sua ligação à Internet. Verifique os cabos e as definições do modem ou router. Se conseguir ver outros sites, então poderá haver algum problema com o site ao qual está a tentar aceder.

Cache de sites
Pode visitar sites mesmo que estejam em baixo
Se não consegue aceder a um determinado site porque se encontra em manutenção ou há um problema com o servidor Web, pode ainda assim obter informações recorrendo a um serviço de cache Web. Escreva o endereço do site pretendido numa caixa de procura do Google. Imediatamente abaixo do resultado da procura encontra uma ligação denominada Em cache. Clique aqui para ver a cache do site no Google. Trata-se de um instantâneo que poderá ter já vários dias, mas deverá servir perfeitamente para a maioria dos fins.


Ressuscite páginas
Se porventura se deparou com páginas Web cujas ligações estão quebradas ou foram removidas, experimente a extensão Resurrect Pages para o Firefox. Pode transferi-la a partir de
https://addons.mozilla. org/pt-PT/firefox/addon /2570.










 TEXTO BLOQUEADO EM PDF
Quero tirar texto de um ficheiro PDF, mas não consigo seleccioná-lo ou copiá-lo. Porquê?
João Macedo





Nem todos os ficheiros PDF incluem texto editável ou mesmo texto que possa seleccionar e copiar para a área de transferência. Se o ficheiro PDF foi criado a partir de uma imagem digitalizada ou que estava protegido contra cópia, não poderá copiar o texto e utilizá-lo numa aplicação diferente. No entanto, pode aceder ao texto de que realmente precisa com um programa de reconhecimento de caracteres ópticos. Há muitos disponíveis comercialmente, mas o SimpleOCR é gratuito. Pode transferi-lo dewww.simpleocr.com.

O programa não consegue importar documentos PDF, pode no entanto converter um para um ficheiro de imagem simplesmente seleccionando no ecrã a parte que lhe interessa. Abra o documento no leitor de PDF e avance até à parte que pretende. Prima [Prt Scrn] no teclado a fim de copiar a imagem no ecrã para a área de transferência. Agora abra o Paint e seleccione Editar, Colar. Corte a imagem de modo a que só o texto fique visível e guarde-o no ambiente de trabalho. Abra o SimpleOCR e seleccione Machine print. Seleccione o seu idioma e clique em Add Page, File. Navegue até ao ficheiro de imagem que guardou e abra-o. Agora clique em Convert to Text e guarde o resultado como um documento do Word.

Foxit Reader
Um leitor de PDF rápido e eficaz
O Adobe Reader está repleto de funcionalidades, porém tem uma pegada pesada, o que significa que pode demorar a carregar. Quando apenas pretende abrir rapidamente um PDF, experimente o Foxit Reader, o qual está disponível em www.foxitsoftware.com/pdf/reader/download.php. Além de ter uma pegada muito mais leve, é rápido e fácil de utilizar. Se o instalar como leitor de PDF predefinido, poderá abrir PDF online rapidamente. Utiliza múltiplos separadores e inclui uma variedade de ferramentas de selecção e anotação.

Crie um PDF
Pode criar um PDF a partir de qualquer programa capaz de imprimir no Windows. Basta instalar o PDFCreator, disponível em
http://sourceforge.net/ projects/pdfcreator.

















 SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO ONLINE
Como posso manter sincronizados os ficheiros guardados em diferentes PC?
Susana Ferreira





Quando alterna regularmente entre o computador do escritório e o de sua casa, ou utiliza uma combinação de portáteis e computadores de secretária, pode ser difícil manter-se a par dos seus ficheiros. O Dropbox (www.getdropbox.com) oferece-lhe 2 GB de espaço de armazenamento online na sua versão gratuita, e o programa mantém actualizada uma pasta em cada PC onde o tenha instalado devidamente sincronizada com o respectivo armazenamento Web. Desde que o computador disponha de uma ligação à Internet, a pasta mantém-se actualizada.

Se ficar offline, continua a dispor de cópias locais no seu computador, as quais serão actualizadas quando aceder à Internet na vez seguinte. Quando muda para um computador diferente no qual o Dropbox esteja configurado, poderá aceder à versão mais recente desses ficheiros.

Tem de criar uma conta quando instala o programa. Esta permite que o seu computador aceda à pasta online encriptada que contém os seus ficheiros guardados no servidor do Dropbox.


Fácil acesso
Não precisa de instalar o software Dropbox para aceder aos seus ficheiros. Basta ir até
www.getdropbox.com e iniciar sessão para ter acesso a tudo o que guardou.








Actualize o Flash
Se está a experimentar um novo browser, precisa de instalar uma nova versão do Flash para funcionar com esse browser, mesmo que no computador já esteja instalada uma versão do Flash.




 DRIVER NÃO ASSINADO
Tenho apenas controladores não assinados para o meu scanner. São seguros?
Helena Rodrigues

Sempre que possível, deve utilizar controladores assinados. Estes são controladores que passaram no teste de compatibilidade do Windows e foram certificados como compatíveis pela Microsoft. Os controladores de dispositivos instáveis são responsáveis por muitas falhas dos computadores, razão pela qual o Windows avisa se estiver prestes a instalar um controlador não assinado.

No entanto, muitas vezes o hardware é enviado com controladores não assinados, o que não nos deixa outra alternativa que não seja utilizá-los. Antes de instalar o controlador, certifique-se de que tem uma cópia de segurança recente dos seus dados para o caso de surgirem dificuldades. O Windows cria um ponto de restauro antes de instalar o controlador para que possa restaurar o computador para o estado anterior se necessário. Visite o site do fabricante para obter actualizações do controlador, e se surgir uma versão assinada, actualize-o logo que possível. Vale também a pena verificar o Windows Update para ver se há novos controladores, o que pode fazer seleccionando Iniciar, Todos os programas, Windows Update. Se possível, opte por ver as actualizações opcionais e verificar os ficheiros dos controladores.

Aprovado pela MS
Quando comprar hardware, procure o logótipo do Windows e veja na caixa se o produto foi certificado como compatível com a sua versão do Windows.



 FALHA DA REDE SEM FIOS
A minha rede sem fios deixou de repente de estabelecer ligação. Como posso pô-la novamente a funcionar?
João Kennedy

As redes sem fios podem sofrer interrupções aleatórias que normalmente são causadas por uma falha do ponto de acesso ou do router sem fios. Em muitos casos, basta reiniciar o dispositivo. Alguns routers incluem botões de reinício de fácil acesso precisamente para este fim. Não os confunda com o interruptor de reinicialização encastrado, que restaura as predefinições do router.

Se o reinício não funcionar, vale também a pena verificar se os adaptadores de rede sem fios estão a funcionar. Clique em Iniciar, Rede, Centro de Rede e Partilha, Gerir Ligações de rede. Verifique se o adaptador de rede sem fios é visível e aparece como ligado. Faça duplo clique na respectiva entrada e escolha Diagnóstico para dar instruções ao Vista no sentido de investigar o problema automaticamente.

Solução com fios
Guarde um cabo de rede perto do router. Se precisar de alterar quaisquer definições e não conseguir aceder ao hardware sem fios, pode sempre ligá-lo a um computador portátil sem ter de perder tempo à procura do cabo.



Utilize a Base de Dados de Conhecimento da Microsoft
Recorra ao suporte técnico da Microsoft para encontrar respostas
Há um sítio onde pode encontrar todas as informações de que necessita para corrigir a maioria dos problemas. A Base de Dados de Conhecimento da Microsoft cataloga todos os problemas confirmados com produtos Microsoft, mesmo que sejam causados por produtos de terceiros.

Pode aceder à Base de Dados de Conhecimento a partir das páginas de Ajuda e Suporte da Microsoft, em http://support.microsoft.com. Dispõe de uma funcionalidade de procura flexível fornecida por Bing.com. Consideremos então um problema real: um computador com o Vista não encerra correctamente. Insira algumas palavras-chaves relevantes na Base de Dados de Conhecimento para ver artigos que possam ajudá-lo. As palavras-chaves mais óbvias neste caso são “Vista” e “encerrar”.

Depois de inserir as palavras-chaves, escolha Buscar no suporte de Microsoft e clique no botão da lupa para iniciar a procura.



Escolha das palavras-chaves

A selecção das palavras-chaves é crucial na procura de artigos úteis. Experimente diferentes combinações de palavras-chaves se no início a procura não tiver êxito. Não parta do princípio de que não existe um artigo útil na Base de Dados de Conhecimento; pode dar-se o caso de que não tenha escolhido as palavras-chaves certas para encontrar o artigo de que precisa.



Poderá ter de restringir a procura se obtiver demasiados resultados. É aqui que as opções de procura avançada ajudam. Clique em Procura Avançada no cimo de qualquer página da Base de Dados de Conhecimento. Pode optar por incluir resultados de conteúdos de soluções apresentadas pela comunidade da Microsoft. Estas incluem correcções, encontradas por outros utilizadores, que não foram aprovadas pela Microsoft. É igualmente possível alargar a procura para incluir toda a Internet. Pode definir o número de resultados devolvidos por página para 20 artigos, que é o predefinido, ou para 40, 60 ou 100.




A Base de Dados de Conhecimento é uma ferramenta útil para encontrar soluções para problemas com o computador, mas não é o único recurso que a Microsoft disponibiliza. Experimente as Comunidades técnicas da Microsoft em  http://www.microsoft.com/portugal/technet/comunidades/default.mspx. Estas incluem newsgroups, fóruns e blogues para ajudá-lo a resolver problemas comuns ou os que outros utilizadores possam ter encontrado.

Fon
te: PCGUIA

4 comentários:

  1. valew muito obrigado me ajudou bastante um grande abraçoooo ...

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde tenho um computador asus core 2 duo e agora quando ligo o computador aparece o encram dividido em seis partes iguais com a mesma informação como se o encram fosse mais pequeno vezes seis. O que será?

    ResponderExcluir
  3. o meu computador esta sempre a bloquear, muitas vezes já inicia bloqueado e tenho de forçar encerramento, uma vez que nem com o ctrl+alt+delete ele desbloqueia. alguém sabe qual o problema e como resolver?

    ResponderExcluir
  4. Quando tento abrir o google earth no meu pc aparece uma mensagem pra que eu mande um relatorio de erros e o a aplicativo não abre .alguem sabe me dizer como abrir sem perder as anotações ? Obrigado...

    ResponderExcluir

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.