10 de ago. de 2009

Removendo programas que inicializam junto com o Windows

Como fazer uma limpeza e deixar apenas alguns programas inicializando junto com o Windows
Não é algo incomum e você já deve ter percebido que conforme o tempo passa, seu Windows leva cada vez mais tempo para inicializar. Este fato não se deve a apenas uma causa isolada, mas um dos problemas pode ser a quantidade de programas que estejam inicializando junto com o Sistema Operacional.
À medida que novos programas são instalados no Windows, alguns deles se configuram automaticamente para inicializar junto com o Sistema e eles nem sempre pedem autorização para isto. Outros até pedem, mas de forma bem discreta e com o intuito que você não veja que esta opção está ali selecionada.
Na maioria das vezes estes programas não são necessários no momento do boot e começam a deixar o processo de inicialização cada vez mais lento. O ideal é deixar que apenas os programas essenciais e aqueles que são bastante utilizados iniciem junto com o Windows.
Abaixo serão mostradas algumas formas de remover programas indesejados da lista de inicialização do Windows. É sempre recomendado ter cautela com este tipo de procedimento e como estas alterações podem modificar seu computador é recomendado criar um Ponto de Restauração (para aprender a fazer isto no Windows Vista ou Windows XP, clique no respectivo Sistema), para que caso algo não saia conforme o desejado seja possível voltar atrás de uma maneira fácil e com o menor coeficiente de insatisfação.

Utilizando o comando “msconfig”
Para fazer desta forma, entre no Menu Iniciar, localize a barra de execução do Windows e então digite “msconfig” (sem as aspas). Uma janela será aberta e você deve acessar a aba “Inicialização de Programas”. Feito isto, basta observar quais programas estão ali presentes e desmarcar aqueles que você quer retirar da inicialização.

Por meio do programa Ccleaner

Este é um programa muito bom, pois possui funções muito úteis para o bom funcionamento do Sistema Operacional. Uma destas ferramentas pode se encarregar de ajudá-lo a desinstalar programas inconvenientes. Abra o Ccleaner, entre na opção de “Ferramentas” e clique no botão “Programas iniciados com o”.
Ali estarão listados os programas que inicializam junto com o Windows e basta desabilitar aqueles que você não deseja mais que este procedimento seja aplicado. Para isto, selecione o programa e clique no botão “Desabilitar” ou clique com o botão direito do mouse sobre o programa e selecione a opção “desabilitar”.
Agora basta escolher o método que mais lhe agrade e fazer a limpeza. Vale lembrar que efetuar este procedimento não desinstala os programas, apenas retira eles de inicializarem junto com o Sistema Operacional.

3 comentários:

  1. Olá, Karla, estou fazendo isso.
    Dúvidas: há vários programas que não sei do que se tratam, tipo
    windows sidebar
    RtHDVCpl
    igfxtray
    Você sabe se podem ser desabilitados?
    Obrigada.
    Eugênia

    ResponderExcluir
  2. Em tôdas as áreas existem tôdos os típos de pessoas. Você é do bem, nós os menos informados agradecemos por poder acessar um local que nos ajude a tirar nossas dúvidas e adiquirir mais conhecimento a respeito dessa área tão interessante e promissora que é a informática.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, mt boa a informação, é de muita utilidade msm, contudo com saber quais programas são originais do Windows e quais não são ??? porque pelo q sabemos a maioria dos virus são instalados no system32 e são executados sem a nossa autorização mais em nome do "usuário" ou msm do "SYSTEM" coreto !!!
    O que procuro é alguém q tenha acabado de instalar o Windows XPSP3 e tenha clicado em "Ctrl+Alt+Del" e tenha uma lista de todos programas do Gerenciador de tarefas na 1º vez que o Wndows foi inicializado... Pq ai eu sei q não vou excluir um programa q seja necessário na inicialização do Windows.
    se puder me ajudar ou souber d alguém q possa eu sto em projetosthomaz @gmail. com serve p/ o orkut também Obs: ñ add fakes lá. Belo blog !!!Bjs fica c/ DEUS Menina.

    ResponderExcluir

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.