5 de ago. de 2009

Dicas para Windows 98

1 - Teclas de atalho personalizadas:
Você pode criar teclas de atalho para seus programas mais usados. Para isso, clique com o botão direito do mouse no arquivo .exe do programa em questão e selecione Propriedades. Em seguida, clique na guia Atalho e quando estiver no campo da tecla de atalho, digite a combinação desejada e clique em Ok. Por exemplo: Alt mais A.

2 - Busca com coringas:
A ferramenta de busca do Windows (Localizar) usa coringas, assim como o MS-DOS. Use ? (interrogação) para substituir um caractere que você não tem certeza que é usado e use * (asterisco) no lugar de uma palavra inteira ou extensão de arquivo. Exemplo: Winw?rd.exe e *.txt.

3 - Múltipla Localização:
Se você quiser procurar por vários arquivos ao mesmo tempo em seu computador na ferramenta de busca do Windows, basta procurá-los como parte de uma busca única. Para isso, coloque um espaço entre os nomes dos arquivos que você está procurando. Exemplo: infowester.doc logs.txt. Repare que há um espaço entre os nomes dos dois arquivos procurados.

4 - Caminho completo:
Para encontrar rapidamente o caminho completo de um determinado arquivo, basta ir em Iniciar/Executar e arrastar o arquivo para a caixa de diálogo Executar. O caminho completo do arquivo será mostrado então.

5 - Windows 98 mais rápido:
É possível aumentar um pouco a velocidade do Windows. Basta atribuir mais memória ao cache do HD. Para isso, basta fazer o Windows acreditar que seu PC é um servidor de rede. Vá até o Painel de Controle e clique em Sistema/Desempenho/Configurações Avançadas/Sistema de Arquivos. Finalmente, selecione Servidor de Rede na caixa Configurações.

6 - Acessar propriedades rapidamente:
Uma forma rápida de abrir as propriedades de um arquivo, é mantendo pressionada a tecla Alt enquanto se dá um duplo clique com o mouse no arquivo.

7 - Iniciar em modo MS-DOS:
Quando você liga o computador, o Windows inicia automaticamente. Se você quiser que ele inicie em modo MS-DOS, abra com o Bloco de Notas (Notepad), o arquivo C:\MSDOS.SYS e altere a linha BootGUI=1 para BootGUI=0 (zero). Depois, salve o arquivo e reinicie o computador.

8 - Imprimir listas do Explorer:
Não é possível imprimir uma lista de um diretório através do Windows Explorer. Mas, você pode imprimir uma lista através do Prompt do MS-DOS. Já nele, vá para o diretório desejado e digite DIR>LIST.TXT . Depois, volte ao Windows e imprima o arquivo LIST.TXT, que, acredite, terá a listagem dos arquivos do diretório escolhido.

9 - Arquivos BMP como ícones:
É possível usar uma imagem BMP como ícone de um arquivo. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone a ser trocado e selecione Propriedades. Depois, clique na orelha Atalho e escolha Alterar Ícone. Na caixa de diálogo que aparecer, selecione Todos os Arquivos e localize a imagem BMP que deseja usar como ícone.

10 - Organizar janelas:
Para organizar um monte de janelas abertas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione organizar as janelas em cascata ou lado a lado, vertical ou horizontalmente.

11 - Excluir arquivos sem usar a lixeira:
Se você manter pressionada a tecla Shift ao deletar um arquivo, ele será apagado de vez, sem passar pela lixeira.

12 - Dial-Up no menu Iniciar:
É possível criar uma pasta Dial-Up no menu Iniciar. Para isso, acrescente uma pasta com o nome Dial Up Net{992CFFA0-F557-101A-88EC-00DD010CCC48}. Isso é um pouco complicado, por isso dever ser escrito da forma que aparece aqui e como uma única palavra.

13 - Rastrear RAM:
Se você quiser saber como a memória RAM do seu computador está sendo usada, vá em Iniciar/Executar e digite MEM. Você obterá informações sobre o uso exato da memória.

14 - Mudar associações de arquivo:
Para mudar a associação de um arquivo a um programa, por exemplo, fazer com que as imagens BMP sejam abertas em outra programa sem ser o Paint, clique no arquivo com associação desejada. Depois, mantenha pressionada a tecla Shift e dê um clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção Abrir Com e localize o programa com o qual você deseja abrir o arquivo. Mas, certifique-se de que a opção "Sempre usar esse programa para abrir esse tipo de arquivo", esteja marcada.

15 - Ícones escondidos:
Quando você muda o ícone de um atalho, você escolhe o novo ícone a partir do SHELL32.DLL. No entanto, existe um conjunto de ícones escondidos em PIFMGR.DLL. Para usar esses ícones, escolha o ícone a ser mudado e clique com o botão direito do mouse nele. Em seguida, escolha Propriedades, clique na orelha Atalho e clique em Alterar Ícone. Na janela que se abrirá, digite esse endereço no campo Nome do Arquivo: C:\Windows\System\PIFMGR.DLL e clique em Ok. Novos ícones aparecerão.

16 - Mudar imagens ao desligar o computador:
Você pode mudar a tela de espera que aparece quando você desligar o computador. Para isso, edite o arquivo LOGOW.SYS. Também é possível mudar aquela tela preta que diz que "O computador já pode ser desligado com segurança", editando o arquivo LOGOS.SYS. Apesar de terminarem com a extensão "sys", que indica serem arquivos de sistema, eles são arquivos BMP e podem ser abertos no Paint.

17 - Eliminar arquivos da Ajuda:
Se você não usa os arquivos de ajuda do Windows e tem certeza de que não vai utilizá-los, você pode deletá-los para economizar espaço. Eles ocupam 10MB de espaço no HD. Encontre-os em C:\Windows\Help.

18 - Eliminar arquivos CHK:
Os arquivos CHK são deixados após o uso do programa ScanDisk. Eles não são lidos por nenhum programa, portanto, se você tiver muitos deles em seu computador, delete-os sem medo. Você não estará perdendo nada e não trará nenhum dano ao computador.

19 - Explorando a Área de Trabalho:
Se você quiser explorar a Área de Trabalho usando o teclado, basta clicar Shift mais Tab e usar as teclas de seta para mover-se de um ícone para outro.

20 - Usar teclado numérico como mouse:
Se você tiver algum problema no computador que impeça o uso do mouse, use o teclado numérico como mouse. Para isso, vá até o Painel de Controle e escolha Opções de Acessibilidade. Clique na orelha Mouse e marque a caixa "Usar as teclas para mouse"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.